Skip to main content

Fizemos nossa primeira viagem para Paris em setembro de 2021. Decidimos passar meu aniversário de 30 anos por lá com muito estilo. Pegamos um voo de Guarulhos para Frankfurt pela Lufthansa (link post sobre o voo) e pegamos um trem até Paris.

Mas, como não existe viagem sem perrengue, ao chegar no aeroporto, o avião “não tinha” aonde pousar, o que atrapalhou a logística na hora de pegar as malas e demorou UMA HORA para começarem a colocar nossas malas na esteira, o que nos fez perder o trem para Paris!

Compramos outro bilhete no aeroporto de Frankfurt, pois o nosso tinha sido comprado em promoção e não era tarifa flexível. Não reclamamos (muito) porque o ticket que compramos foi para pegar o trem na estação dentro do aeroporto mesmo (o que perdemos teríamos que ir até uma estação fora do aeroporto para pegar o trem para Paris). Pegamos o trem ICE de Frankfurt (M) Flughafen Fernbf com escala de 30 minutos em Karlsruhe Hbf, trocamos de trem e pegamos o outro para Paris Est.

O primeiro trecho da viagem não tinha lugar marcado, estava bem cheio e minha filha não tinha lugar para sentar, então foi no meu colo mesmo e meu marido sentou mais distante da gente, mas conforme ia parando nas estações, o vagão foi esvaziando e conseguimos sentar juntos depois de um tempo de viagem. O trajeto durou cerca de 2 horas.

Ao chegar na estação Karlsruhe Hbf, tinha elevador então foi bem tranquilo para carregar tudo (duas malas, carrinho de criança e mochila), esperamos mais ou menos uns 30 min até o próximo trem chegar e irmos até Paris.

Já nesse trem, os lugares eram marcados e pegamos o acento com mesa (o que eu achei bem desconfortável), principalmente com uma criança não parando quieta (no caso, essa criança era a minha filha mesmo). Como ela dormiu durante o primeiro trecho da viagem, no segundo trem ela estava com a energia recarregada e o trem estava com praticamente todos os assentos ocupados, então fomos no vagão da lanchonete. Uma grande decepção foi que não tinha nada para comer, nem mesmo água sem gás para beber. Isso foi um ponto bem negativo, ainda bem que tínhamos comprado Lays e água na estação enquanto aguardávamos o trem chegar.

Enquanto estávamos na lanchonete passou um oficial pedindo para mostrar o ticket do trem, mas como o meu estava com meu marido no vagão dos nossos assentos, expliquei que não estava com ele mas disse aonde meu marido estava, ele falou ok e desapareceu. Perguntei para o meu marido se o oficial foi conferir com ele, mas ele não foi conferir.

O banheiro estava em condições deploráveis, com poça de xixi no chão e um cheiro horrível, impossível utilizar, trocar a minha filha ali, foi praticamente uma missão impossível, foi algo bem desagradável!

Durante todo o trajeto, desde Frankfurt até Paris, vimos paisagens lindas, dignas de quadros.

Ao chegar em Paris não precisamos mostrar nada de comprovante de vacinação ou imigração terrestre. A estação em que descemos (Paris Est) parecia a estação da Sé aqui em São Paulo, uma loucura! Por sorte minha irmã estava esperando a gente para nós guiar, se não estaríamos até agora perdidos na multidão

Enfim, foi uma viagem muito tranquila e por mais que a limpeza do banheiro e a falta de comida e bebida na lanchonete tenha deixado a desejar, não foi nada que tenha estragado a viagem, mas minha dica é: se tiver filhos, leve coisas para entretê-los e snacks e tudo dará certo. Passamos por paisagens lindas, que com certeza ficarão marcadas na nossa memória. Faria essa viagem novamente com certeza.

Gostou?

Deixe seu comentário!

Leave a Reply